" PARA QUE AS CRIANÇAS DE HOJE VENHAM A SER ADULTOS AMANHÃ, PRECISAM DE ADULTOS QUE HOJE SE IMPORTEM COM ELAS."

sábado, 10 de julho de 2010

Concurso Eu Sou A Natureza - Texto selecionado da Professora Rosa



Rosa Solange Soares
Educadora Infantil da EMASC   UMEI Paraúnas

"Olá, amigo! Eu sou a natureza. Dou-lhe tudo o que você necessita para sobreviver. Dou-lhe o ar que você respira, a água que lhe mata a sede, o alimento que lhe sacia a fome, os animais que embelezam e alegram a sua vida, o sol que lhe aquece o corpo e faz a vida brotar, a chuva que tudo lava e faz  permanecer a vida  em todos os lugares.
Além de tudo isso, você ainda encontra em mim toda a matéria-prima  para transformá-la  naquilo que você necessita, quer ou sonha, para melhorar ou alegrar sua passagem por aqui: o ferro, o aço, o alumínio, o ouro, a prata, o petróleo, a argila, a areia, a madeira, as pedras preciosas ou não, as fibras e tantas coisas mais que você usa no seu dia a dia.
Você, que teve a oportunidade de me conhecer e conviver comigo, reflita um pouco sobre o que tem feito para me agradecer, cuidando de mim, para que eu possa continuar oferecendo tantas maravilhas aos outros seres que ainda virão aportar neste planeta Terra. Saiba que, quando você partir, nada poderá levar, além das experiências que pôde  vivenciar em mim, que sou a natureza."

*O Concurso Eu Sou a Natureza, dirigido a todos os participantes das escolas municipais de BH, foi realizado ao final de 2009, numa parceria da Associação Cultural Teia de Textos (antigo programa A Tela e o Texto, da FALE/UFMG) com BH Trans e Secretarias de Saúde, Meio-Ambiente e Educação - Programa de Bibliotecas. Os textos selecionados, como este, da nossa professora Rosa (confira aqui) , comporam as lâminas  as lâminas de literatura do projeto Leitura para Todos, que estão colocadas nos ônibus da cidade. O concurso teve como objetivo estimular uma reflexão artística e crítica sobre as relações entre os homens e os demais seres vivos, estimular a leitura e a produção de textos literários, além de contribuir para o desenvolvimento da consciência ecológica dos participantes e da população em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário