A EMASC é uma instituição de Educação Infantil fundada em 29/12/1992, que atende crianças de 3 anos e 8 meses a 5 anos e 8 meses - 2º ciclo de Educação Infantil. Situa-se no Bairro Jardim Europa - R. Budapeste 68, na região de Venda Nova. Quanto à sua estrutura física conta com seis salas de aula, quadra de esporte, parquinho, uma brinquedoteca e uma biblioteca - "Mauricio de Sousa", com acervo em maior parte direcionado ao público infantil.
A sua proposta pedagógica baseia-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), na Constituição Brasileira, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no disposto nos PCN's e nas deliberações do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte e Conselho Estadual de Educação de MInas Gerais. Considera a criança como sujeito social e histórico, como cidadã, portadora e produtora de cultura. Considera a infância como um tempo em si onde a criança vive como sujeito de direitos.
Objetiva a constituição da identidade da criança, a construção de valores, de conhecimentos, significados, para que sejam desenvolvidas toda a singularidade e pluralidade nas relações com outras crianças, com os adultos, no conhecimento de mundo e na interação com os diversos campos do conhecimento.
Projeto "Alimentando bem com as letrinhas" - 2007
Fins e objetivos da proposta pedagógica da EMASC
I- Quanto à organização do cotidiano da instituição e dos grupos de crianças:
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas habilidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas potencialidades de comunicação e interação social;
- Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos, e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente à elas e valorizando a diversidade.
Apresentação teatral "A galinha choca" - 2007
II- Quanto às práticas educativas de qualidade:
- Princípios éticos de autonomia, responsabilidade, solidariedade e do respeito comum;
- Princípios políticos voltados para os direitos e deveres de cidadania e do exercicio da criticidade;
- Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Semana da Criança 2009 - Apresentação Circense
III- Quanto à organização e sistematização dos conhecimentos:
- Garantir a formação humana em sua totalidade, levando-se em conta as especificidades de cada idade de formação, bem como diferentes ritmos e formas de aprender, as diferentes identidades e vivências culturais e sujeitos, tendo em vista as dimensões ética, estética e ambiental;
- Privilegiar as dimensões cognitiva, afetiva, sensorial, cultural, ética e artística;
- Garantir a pluralidade do conhecimento, estabelecendo inter-relações que possibilitem autonomia do pensamento e a ação, visando ao desenvolvimento cognitivo e à apropriação dos saberes universais;
- Valorizar o aluno enquanto sujeito de sua aprendizagem e responsável por ela;
- Considerar o processo de ensino-aprendizagem como uma relação de reciprocidade, dinâmica, dialógica, contínua e contextualizada, de modo a respeitar e a valorizar as experiências do professor, da comunidade e do aluno, levando em conta os fatores sociais, culturais, econômicos e políticos;
- Considerar o processo ensino-aprendizagem numa perspectiva multilateral e que o aluno seja sujeito do seu conhecimento consciente e crítico da estrutura educacional excludente;
- Estabelecer relações entre os conteúdos escolares e os saberes previamente construídos;
- Enfatizar as pesquisas e os projetos pedagógicos, bem como construir projetos disciplinares;
- Na metodologia de trabalho, considerar que o uso dos materiais deve estar adequado à idade do aluno.
Páscoa - 2009
(Extraído do PPP - Projeto Político Pedagógico da EMASC)
Um comentário:
OLÁ AMIGOS,
Adorei conhecer o blog e gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho.
Aproveito a oportunidade para convid-alos a conhecer o blog do projeto MAIS EDUCAÇÃO, da E.M. Professora Ana Guedes Vieira,em Contagem.
Um grande abraço e saudades...
Wanessa
Postar um comentário