" PARA QUE AS CRIANÇAS DE HOJE VENHAM A SER ADULTOS AMANHÃ, PRECISAM DE ADULTOS QUE HOJE SE IMPORTEM COM ELAS."

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A EMASC


A EMASC é uma instituição de Educação Infantil fundada em 29/12/1992, que atende crianças de 3 anos e 8 meses a 5 anos e 8 meses - 2º ciclo de Educação Infantil. Situa-se no Bairro Jardim Europa - R. Budapeste 68, na região de Venda Nova. Quanto à sua estrutura física conta com seis salas de aula, quadra de esporte, parquinho, uma brinquedoteca e uma biblioteca - "Mauricio de Sousa", com acervo em maior parte direcionado ao público infantil.

A sua proposta pedagógica baseia-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), na Constituição Brasileira, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no disposto nos PCN's e nas deliberações do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte e Conselho Estadual de Educação de MInas Gerais. Considera a criança como sujeito social e histórico, como cidadã, portadora e produtora de cultura. Considera a infância como um tempo em si onde a criança vive como sujeito de direitos.

Objetiva a constituição da identidade da criança, a construção de valores, de conhecimentos, significados, para que sejam desenvolvidas toda a singularidade e pluralidade nas relações com outras crianças, com os adultos, no conhecimento de mundo e na interação com os diversos campos do conhecimento.



Projeto "Alimentando bem com as letrinhas" - 2007

Fins e objetivos da proposta pedagógica da EMASC

I- Quanto à  organização do cotidiano da instituição e dos grupos de crianças:
  1. Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  2. Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas habilidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  3. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas potencialidades de comunicação e interação social;
  4. Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  5. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  6. Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  7. Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos, e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  8. Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes  de interesse, respeito e participação frente à elas e valorizando a diversidade.


Apresentação teatral "A galinha choca" - 2007

II- Quanto às práticas educativas de qualidade:
  1. Princípios éticos de autonomia, responsabilidade, solidariedade e do respeito comum;
  2. Princípios políticos voltados para os direitos e deveres de cidadania e do exercicio da criticidade;
  3. Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.


 Semana da Criança 2009 - Apresentação Circense

III- Quanto à organização e sistematização dos conhecimentos:
  1. Garantir a formação humana em sua totalidade, levando-se em conta as especificidades de cada idade de formação, bem como diferentes ritmos e formas de aprender, as diferentes identidades e vivências culturais e sujeitos, tendo em vista as dimensões ética, estética e ambiental;
  2. Privilegiar as dimensões cognitiva, afetiva, sensorial, cultural, ética e artística;
  3. Garantir a pluralidade do conhecimento, estabelecendo inter-relações que possibilitem autonomia do pensamento e a ação, visando ao desenvolvimento cognitivo e à apropriação dos saberes universais;
  4. Valorizar o aluno enquanto sujeito  de sua aprendizagem e responsável por ela;
  5. Considerar o processo de ensino-aprendizagem como uma relação de reciprocidade, dinâmica, dialógica, contínua e contextualizada, de modo a respeitar e a valorizar as experiências do professor, da comunidade e do aluno, levando em conta os fatores sociais, culturais, econômicos e políticos;
  6. Considerar o processo ensino-aprendizagem numa perspectiva multilateral e que o aluno seja sujeito do seu conhecimento consciente e crítico da estrutura educacional excludente;
  7. Estabelecer relações entre os conteúdos escolares e os saberes previamente construídos;
  8. Enfatizar as pesquisas e os projetos pedagógicos, bem como construir projetos disciplinares;
  9. Na metodologia de trabalho, considerar que o uso dos materiais deve estar adequado à idade do aluno.



Páscoa - 2009

(Extraído do PPP - Projeto Político Pedagógico da EMASC)

Um comentário:

Mais Educação no Ana Guedes disse...

OLÁ AMIGOS,

Adorei conhecer o blog e gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho.

Aproveito a oportunidade para convid-alos a conhecer o blog do projeto MAIS EDUCAÇÃO, da E.M. Professora Ana Guedes Vieira,em Contagem.

Um grande abraço e saudades...

Wanessa

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