" PARA QUE AS CRIANÇAS DE HOJE VENHAM A SER ADULTOS AMANHÃ, PRECISAM DE ADULTOS QUE HOJE SE IMPORTEM COM ELAS."

sexta-feira, 25 de junho de 2010


A Copa do Mundo FIFA de 2010 ou Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 2010 ou ainda Mundial 2010 é a 19ª edição do evento e ocorre pela primeira vez no continente africano tendo como país anfitrião a África do Sul.


Mascote     

Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos "ZA" (abreviação de África do Sul) e "Kumi" ("dez", o ano da Copa).






PARA SABER MAIS UM POUQUINHO...

Acredite, se quiser, quem inventou a Copa do Mundo foi o francês Jules Rimet, que adorava futebol, mas não sabia jogar. Um dia, ele e alguns amigos se juntaram para organizar o primeiro campeonato internacional de futebol. Só que não deu certo, porque ninguém quis participar. Já imaginou se fosse hoje? Quem ia querer ficar de fora? Mas tudo isso aconteceu em 1904, quando as coisas eram bem diferentes. Apesar de o campeonato ter ido por água abaixo, neste mesmo ano aconteceu uma coisa legal: nasceu a FIFA, Federação Internacional das Associações de Futebol. E você está pensando que Rimet desistiu do seu sonho? Que nada! Anos depois, ele foi presidente da Fifa e tanto fez que organizou o primeiro Mundial. Os jogos foram disputados no Uruguai que venceu o campeonato. A partir daí, a Copa passou a ser realizada a cada quatro anos e só foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial. Quando ela recomeçou, o trofeu do campeonato ganhou o nome de Taça Jules Rimet. Ficou combinado que o campeão levaria a taça e, na Copa seguinte, a daria ao novo vencedor. Também foi acertado que o primeiro tricampeão ficaria com a taça de vez. Será que você adivinha qual país conseguiu essa proeza? Isso mesmo! Nosso querido Brasil!

Fonte: SOUSA, Mauricio de - Manual de esportes do Cascão, 2. ed. - São Paulo: Globo,2001

Postado por Cláudia

FESTA JUNINA EMASC 2010: "Que trem bão é ser hexa campeão sô!!!"


 Em 2010, nossa Festa Junina assume um novo formato!
 2º TURNO







PARA SABER MAIS UM POUQUINHO... 

A ORIGEM DA FESTA JUNINA NO BRASIL E SUAS INFLUÊNCIAS

Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João.
O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.
A influência brasileira na tradição da festa pode ser percebida na alimentação, quando foram introduzidos o aipim (mandioca), milho, jenipapo, o leite de coco e também nos costumes, como o forró, o boi-bumbá, a quadrilha e o tambor-de-crioula. Mas não foi somente a influência brasileira que permaneceu nas comemorações juninas. Os franceses, por exemplo, acrescentaram a quadrilha, passos e marcações inspirados na dança da nobreza europeia. Já os fogos de artifício, que tanto embelezam a festa, foram trazidos pelos chineses.

QUADRILHA

O pesquisador Mário de Andrade a define como "dança de salão, aos pares, de origem francesa, e que no Brasil passou a ser dançada também ao ar livre, nas festas do mês de junho, em louvor a São João, Santo Antônio e São Pedro. Os participantes obedecem às marcas ditadas por um organizador de dança. O acompanhante tradicional das quadrilhas é a sanfona".

A DANÇA DA QUADRILHA 

A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro)para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer.Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores.



Fonte: http://www.arteeducacao.pro.br
Postado por Cláudia

terça-feira, 8 de junho de 2010

Painel Dia do Meio Ambiente


segunda-feira, 7 de junho de 2010

Através de pequenas ações contribuímos para a preservação do nosso planeta

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Ruth Rocha no Youtube

Para conhecermos um pouquinho outra grande autora brasileira da literatura infantil.











Crianças Índigo: com certeza você está perto de uma

  Uma Geração de ponte com outras dimensões...





Todos associam o termo criança à fase da infância, e índigo, à cor anil. Porém, quando se faz a junção desses termos, o significado adquire um sentido mais amplo, ou seja, as crianças índigo popularizadas pelo escritor Lee Carrol, em meados dos anos de 1990, que possuem capacidades intelectuais e comportamentais peculiares.
Saber lidar com essa geração não é nada fácil, pois ela é vista como um universo formado por crianças hiperativas e rebeldes, especialmente na escola.
A importância de esclarecer esse novo conceito para pais, educadores, psicólogos e pedagogos é, portanto, fundamental, pois essas crianças possuem as características das futuras gerações que surgem para revolucionar universalmente a sociedade nos âmbitos educacional, familiar, social e espiritual, independentemente das fronteiras e classes sociais.
Para saber mais:
* Crianças Índigo - Tereza Guerra - Categoria: Educação/Psicologia;
Postado por Cláudia M.M. Ribeiro - Jun/2010

terça-feira, 1 de junho de 2010

Turmas do Amor e da Paz - Maternal - 2º turno

Desenvolvendo a consciência ecológica com o Projeto Girassol

OBSERVAÇÃO: Projeto realizado no ano de 2010. As datas das fotos não condizem com as datas reais por um problema na configuração da câmera
Postado por Cláudia