" PARA QUE AS CRIANÇAS DE HOJE VENHAM A SER ADULTOS AMANHÃ, PRECISAM DE ADULTOS QUE HOJE SE IMPORTEM COM ELAS."

segunda-feira, 31 de maio de 2010

5 de Junho - Dia Internacional do Meio Ambiente

Carta ao inquilino


Senhor morador,

Gostaria de informar que o contrato de aluguel que acordamos há muitos anos atrás está vencendo. Precisamos renová-lo, porém temos que acertar alguns pontos fundamentais:
1 - Você precisa pagar a conta de energia. Está muito alta! Como você gasta tanto?
2 - Antes eu fornecia água em abundância; hoje não disponho mais desta quantidade. Precisamos renegociar o uso.
3 - Por que alguns na casa comem o suficiente e outros estão morrendo de fome, se o quintal é tão grande? Se cuidar da terra vai ter alimento para todos!
4 - Você cortou as árvores que dão sombra, ar e equilíbrio. O Sol está quente e o calor aumentou. Você precisa replantar novamente!
5 - Todos os bichos e as plantas do imenso jardim devem ser cuidados e preservados. Procurei alguns animais e não encontrei. Sei que quando aluguei a casa eles existiam...
6 - Não vi muitos peixes que moram nos rios e lagos. Você pescou todos? Onde estão?
7 - Precisa verificar que cores estranhas estão no céu! Não vejo o azul!
8 - Por falar em lixo, que sujeira!!! Encontrei objetos estranhos pelo caminho... isopor, pneus, plásticos...
Bom... é hora de conversarmos. Preciso saber se você ainda quer morar aqui. Caso afirmativo, o que você pode fazer para cumprir o contrato?
Gostaria de ter você sempre comigo, mas tudo tem um limite.Você pode mudar? Aguardo respostas e atitudes...Sua casa,

A TERRA.









domingo, 30 de maio de 2010

Quem conta um conto ...

  BICHODÁRIO
Uma pequena contribuição da Biblioteca Mauricio de Sousa (Cláudia) para o projeto das professoras Marlene e Angela  
2º turno

O QUE COMEÇA COM A?
UMA ARANHA ASSANHADA!
QUE NOME DE BICHO INICIA COM B?
UM BOI BRAVO, UM BANDO DE BÚFALOS, UMA BALEIA BONITA!
UMA CABRA COMILONA COMEÇA COM C?
É, E TAMBÉM UM CACHORRO CORAJOSO, UM CAMELO COMILÃO, UM CANGURU COR-DE-ROSA E UM CARNEIRO COM CASACO!
QUE BICHO EXISTE COM A LETRA D?
UM DÁLMATA COM DOR DE DENTE!
NA LETRA E,
VEM O ELEFANTE, ENROLANDO A ENORME TROMBA.
O QUE COMEÇA COM F?
A FOCA FURIOSA COM A FUINHA!
O QUE TEM COM LETRA G?
GAMBÁ, UM GRUPO DE GATOS E A GIRAFA GALOPANDO.
E NA LETRA H? O QUE HÁ?
UMA HIENA BEM-HUMORADA - HÁ, HÁ, HÁ - E O HIPOPÓTAMO HORÁCIO!
NA LETRA I TEM A IRARA, SABIA?
O QUE TEM NA LETRA J?
JAGUATIRICA, JACARÉ E JUPARÁ.
TEM ALGUM BICHO COM A LETRA K?
CORRE KIWI, FUGINDO DO GATO, PRA CASA DA EMA.
O QUE TEM COM LETRA L?
UM LEÃO, UM LEOPARDO, UMA LHAMA, UM LOBO E UMA LONTRA LAVANDO A LOUÇA.
O QUE COMEÇA COM M?
MACACO MACAQUEANDO, MARMOTA MAROTA, MORCEGO MAMÍFERO, É MOLE?
O QUE COMEÇA COM N?
NADA...
A NÃO SER O PEIXE NAMORADO "NAMORANDO"!
O QUE TEM COM LETRA O?
ONÇA, ORANGOTANGO, OURIÇO E... OITO OURICINHOS!
PACA COMEÇA COM P?
PEIXE-BOI E PREGUIÇA TAMBÉM.
O QUE COMEÇA COM Q?
QUATI SE QUEIXANDO DO QUEIXADA.
E COM A LETRA R?
A RAPOSA E O RINOCERONTE, RINDO DO RABO DO RATO.
O QUE TEM COM A LETRA S?
O SAGUI, SE SACUDINDO.
O QUE COMEÇA COM T?
TATU, TATU-BOLA, TAMANDUÁ, TIGRE E TOURO EM TOURADA.
O QUE COMEÇA COM U?
UM URSO COM URTICÁRIA E UM URUBU.
E COM A LETRA V?
O VEADO PASSEANDO NO VERÃO.
COMEÇANDO COM W, QUEM A GENTE ENCONTRA?
O WOMBAT, DE OLHOS PEQUENOS, PESCOÇO CURTINHO, ROLANDO NA GRAMA.
O QUE TEM QUE COMEÇA COM X?
O XIMANGO JOGANDO XADREZ.
NOSSA! QUEM SERÁ ESTE? É UM BOIZÃO? UM BÚFALO? TOURO?
NÃO, É UM POUCO DE TUDO JUNTO...
ESTRELANDO: O YAC!
O QUE COMEÇA COM Z?
VIXE, NESTA PÁGINA DEU ZEBRA!

A importância da educação infantil

A primeira escola não existe para substituir a babá, para apenas tomar conta dele enquanto você trabalha ou para preparar a melhor Festa Junina da sua vida. A escola de educação infantil vai muito além

Cristiane Rogerio e Jeanne Callegari

Beto Tchernobilsky
Ei, você aí: passou do tempo de pensar que criança de 0 a 6 anos não aprende, de fato, na escola, pois “só” brinca.Também não dá mais para achar que é cedo para entender linha pedagógica, diferenciar construtivismo de escola tradicional, saber quem foi Maria Montessori, Jean Piaget ou Rudolf Steiner.Além de descobrir se está perto de casa, quanto custa, como cuida da limpeza, que tipo de alimentação oferece e se trata seu filho com carinho, é hora de identificar como essa escola vai educá-lo. Pois ele aprende desde que nasce que a escola é o ambiente social mais importante depois da família.
Educação infantil pode ser mais importante do que o curso superior? Sim. É quando a criança experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar dela (ou não). A escola aguça a curiosidade da criança e diz a ela “olha que interessante é a vida!”.
Está se achando neurótico por já imaginar vestibular, faculdade e carreira profissional? Não se martirize. O futuro começa agora e por isso é hora de decidir se vai priorizar uma formação humanista em que se preza a criação de um ser crítico e capaz de tomar decisões ou optar por um perfil mais pragmático, em que o foco é o conteúdo, voltado para o vestibular e o êxito profissional. Ou tudo isso junto se for possível. Ou equilibrar.

Escolinha?!
Beto TchernobilskyPor essas e outras, chamar de “escolinha” soa pejorativo. O termo não existe à toa. A sociedade demorou a entender que infância é um período importante e as crianças são diferentes em determinadas idades. Para ter uma idéia, faz somente dez anos que o Ministério da Educação — com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases — reconheceu a educação infantil como parte da educação básica de qualquer brasileiro. Isso reflete no que é oferecido às famílias, pois, entre outras coisas, indica ser fundamental a especialização do educador. Significa que educação infantil tem de ir muito além da “tia”, das recreações, do Dia das Mães ou das canções de Natal. O seu filho precisa estar em um local com profissionais especializados que promovam rotinas baseadas em propostas pedagógicas muito bem fundamentadas.“Escola infantil não vive de improviso e não é um parque de diversões”, diz o educador Marcelo Bueno, coordenador pedagógico da escola Estilo de Aprender. Renata Americano vai além: “É o pedaço mais precioso da vida, porque é quando está se formando a identidade da criança!”.
O período se resume em estar com os outros. “Aprendem a ser e a conviver. É a fase do ‘como’: como eu escovo os dentes, como eu lavo as mãos, como eu seguro o lápis, como eu brinco,como eu corro,como eu pulo. Ou seja: ‘como sou’, ‘como devo ser’ e ‘como faço para ser’”, diz Karina Rizek Lopes, coordenadora da Área de Educação Infantil da Secretaria de Educação Básica do MEC. “Além do desenvolvimento físico da criança, também acontece o psíquico e o do caráter”, afirma Quézia Bombonatto, vice-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Postado por Cláudia

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Turminhas da EMASC contra a dengue



Ontem de manhã as turminhas da Mônica e Chico Bento visitaram o Posto de Saúde do B. Jardim Europa, que está com o Projeto "Bairro Vivo" contra a dengue. Os alunos puderam ver os mosquitos e larvas Aedes Aegpyti e quais os meios onde se proliferam. Todos se divertiram muito e as crianças puderam levar mais conscientização para suas casas.














quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dê bom exemplo porque... criança vê, criança faz!!!

Postado por Cláudia

A EMASC


A EMASC é uma instituição de Educação Infantil fundada em 29/12/1992, que atende crianças de 3 anos e 8 meses a 5 anos e 8 meses - 2º ciclo de Educação Infantil. Situa-se no Bairro Jardim Europa - R. Budapeste 68, na região de Venda Nova. Quanto à sua estrutura física conta com seis salas de aula, quadra de esporte, parquinho, uma brinquedoteca e uma biblioteca - "Mauricio de Sousa", com acervo em maior parte direcionado ao público infantil.

A sua proposta pedagógica baseia-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), na Constituição Brasileira, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no disposto nos PCN's e nas deliberações do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte e Conselho Estadual de Educação de MInas Gerais. Considera a criança como sujeito social e histórico, como cidadã, portadora e produtora de cultura. Considera a infância como um tempo em si onde a criança vive como sujeito de direitos.

Objetiva a constituição da identidade da criança, a construção de valores, de conhecimentos, significados, para que sejam desenvolvidas toda a singularidade e pluralidade nas relações com outras crianças, com os adultos, no conhecimento de mundo e na interação com os diversos campos do conhecimento.



Projeto "Alimentando bem com as letrinhas" - 2007

Fins e objetivos da proposta pedagógica da EMASC

I- Quanto à  organização do cotidiano da instituição e dos grupos de crianças:
  1. Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  2. Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas habilidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  3. Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas potencialidades de comunicação e interação social;
  4. Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  5. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
  6. Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  7. Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos, e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  8. Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes  de interesse, respeito e participação frente à elas e valorizando a diversidade.


Apresentação teatral "A galinha choca" - 2007

II- Quanto às práticas educativas de qualidade:
  1. Princípios éticos de autonomia, responsabilidade, solidariedade e do respeito comum;
  2. Princípios políticos voltados para os direitos e deveres de cidadania e do exercicio da criticidade;
  3. Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.


 Semana da Criança 2009 - Apresentação Circense

III- Quanto à organização e sistematização dos conhecimentos:
  1. Garantir a formação humana em sua totalidade, levando-se em conta as especificidades de cada idade de formação, bem como diferentes ritmos e formas de aprender, as diferentes identidades e vivências culturais e sujeitos, tendo em vista as dimensões ética, estética e ambiental;
  2. Privilegiar as dimensões cognitiva, afetiva, sensorial, cultural, ética e artística;
  3. Garantir a pluralidade do conhecimento, estabelecendo inter-relações que possibilitem autonomia do pensamento e a ação, visando ao desenvolvimento cognitivo e à apropriação dos saberes universais;
  4. Valorizar o aluno enquanto sujeito  de sua aprendizagem e responsável por ela;
  5. Considerar o processo de ensino-aprendizagem como uma relação de reciprocidade, dinâmica, dialógica, contínua e contextualizada, de modo a respeitar e a valorizar as experiências do professor, da comunidade e do aluno, levando em conta os fatores sociais, culturais, econômicos e políticos;
  6. Considerar o processo ensino-aprendizagem numa perspectiva multilateral e que o aluno seja sujeito do seu conhecimento consciente e crítico da estrutura educacional excludente;
  7. Estabelecer relações entre os conteúdos escolares e os saberes previamente construídos;
  8. Enfatizar as pesquisas e os projetos pedagógicos, bem como construir projetos disciplinares;
  9. Na metodologia de trabalho, considerar que o uso dos materiais deve estar adequado à idade do aluno.



Páscoa - 2009

(Extraído do PPP - Projeto Político Pedagógico da EMASC)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Eva Furnari no Youtube

Imperdíveis vídeos com a premiada autora e ilustradora de livros infantis (para todas as idades) brasileira/italiana Eva Furnari, que fala da literatura infantil e da sua obra.













terça-feira, 25 de maio de 2010

Os 30 melhores livros infantis de 2009 segundo a Revista Crescer



Para rir, para se emocionar, para aprender as letras, para conversar sobre os próprios sentimentos...

1. COMILANÇA, de Fernando Vilela, Ed. DCL, R$ 23;
2. COMO COMEÇA?, de Silvana Tavano e ilustrações de Elma, Ed. Callis, R$ 35 ;   
* NOSSA BIBLIOTECA TEM*
 3. O LIVRO INCLINADO, de Peter Newell, Ed. Cosac Naify, R$ 35 ;
4. A HISTÓRIA DE TUDO, de Neal Layton, Ed. Companhia das Letrinhas, R$ 43;
5. NA NOITE ESCURA, de Bruno Munari, Ed. Cosac Naify, R$ 59;
6. PULA, GATO!, de Marilda Castanha, Ed. Scipione, R$ 26,90;
7. DE PASSAGEM, de Marcelo Cipis, Ed. Companhia das Letrinhas, R$ 28 ;
8. ZOO, de João Guimarães Rosa e ilustrações de Roger Mello, Ed. Nova Fronteira, R$ 35;
9. O NAMORADO DA FADA, de Ziraldo, Ed. Melhoramentos, R$ 27,50;
10. SETE HISTÓRIAS PARA CONTAR, de Adriana Falcão e ilustrações de Ana Terra, Ed. Salamandra, R$ 31,50;
11. AS CARTAS DE RONROROSO, de Hiawyn Oram e ilustrações de Sarah Warburton, Ed. Salamandra, R$ 31,90;
12. HISTÓRIAS À BRASILEIRA 3, de Ana Maria Machado e ilustrações de Odilon Moraes, Ed. Companhia das Letrinhas, R$ 32,50 ;
13. KACHTANKA, de Anton Tchekhov e ilustrações de Guenádi Spirin, Ed. Cosac Naify, R$ 39;
14. ANACLETO, de Bartolomeu Campos de Queirós e ilustrações de Júlia Bianchi, Ed. Larousse Júnior, R$ 22,50;
15. ABC CURUMIM JÁ SABE LER!, de Bia Hetzel e Silvia Negreiros e ilustrações de Mariana Massarani, Ed. Manati, R$ 32 ;
16. A E I O U, de Angela Lago e Zoé Rios, Ed. RHJ, R$ 28;
17. GRANDE LIVRO DOS MEDOS, de Emily Gravett, Ed. Salamandra, R$ 34,90;
18. ONDA, de Suzy Lee, Ed. Cosac Naify, R$ 35;
19. O GATO E O ESCURO, de Mia Couto e ilustrações de Marilda Castanha, Ed. Companhia das Letrinhas, R$ 32,50 ;
20. MAMÃE ZANGADA, de Jutta Bauer, Ed. Cosac Naify, R$ 32;
21. FOLHA, de Stephen Michael King, Ed. Brinque-Book, R$ 35;
 22. ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM, de Ilan Brenman e ilustrações de Ionit Zilberman, Ed. Brinque-Book, R$ 27,50;   
 *NOSSA BIBLIOTECA TEM*
23. MAS POR QUÊ??! A HISTÓRIA DE ELVIS, de Peter Schössow, Ed. Cosac Naify, R$ 29;
24. OLIVIA AJUDA NO NATAL, de Ian Falconer, Ed. Globo, R$ 35;
25. SÓ MEU, de Mario Quintana e ilustrações de Orlando, Ed. Global, R$ 29;  
*NOSSA BIBLIOTECA TEM*
26. MITOS BRASILEIROS EM CORDEL, de César Obeid e xilogravuras de Ernesto Bonato, Ed. Salesiana, R$ 32;
27. O MENINO POETA, de Henriqueta Lisboa e ilustrações de Nelson Cruz, Ed. Peirópolis, R$ 45;
28. AS MENINAS E O POETA, de Manuel Bandeira e ilustrações de Graça Lima, Ed. Nova Fronteira, R$ 32,90;
29. A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CHAPEUZINHO VERMELHO, texto e arte de Agnese Baruzzi e Sandro Natalini, Ed. Brinque-Book, R$ 44;  
*NOSSA BIBLIOTECA TEM*
30. O QUE É QUE TEM O MEU CABELO?, de Satoshi Kitamura, Ed. Companhia das Letrinhas, R$ 43



 

Postado por Cláudia


Saude Plena - Saúde - 24/05/2010 12:00


Campanha de vacinação contra a Gripe Suína é prorrogada e ampliada para atender crianças de 2 a 5 anos incompletos de 24/05/10 a 02/06/10.


aumentar fonte diminuir fonte imprimir

Se você ainda não vacinou contra a Gripe H1N1 – popularmente chamada de Gripe Suína – ainda há tempo para procurar um posto de saúde e se vacinar. Também não se esqueça de levar o seu filho. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, prorrogou a campanha de vacinação até o dia 2 junho e a estendeu para crianças de dois anos a menores de cinco anos.
Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 61 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe, o que corresponde a cerca de 70% do público-alvo da campanha. Com isso, a vacinação contra a Gripe H1N1 praticamente atinge a maior campanha até então realizada no País, a contra a Rubéola (2008), que durou seis meses.
O Ministério ainda conta com o apoio dos municípios para reforçar a campanha de vacinação, como desenvolver estratégias de busca ativa para vacinar pessoas dos grupos prioritários que ainda não alcançaram as metas. Entre eles, estão os doentes crônicos, as crianças de seis meses e menores de dois anos e os adultos de 20 a 29 anos. Os idosos ainda não vacinados contra a gripe comum também podem ser imunizados até o dia 2 do mês que vem.
Depois dos grupos prioritários já incluídos na campanha, as crianças de 2 anos até 4 anos e 11 meses, que começam a ser vacinadas hoje, estão na faixa etária que apresenta maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela Gripe H1N1.
O novo grupo terá à disposição mais de 10 milhões de doses da vacina pertencentes ao estoque estratégico do Ministério da Saúde, reservadas para imprevistos durante a vacinação. Estima-se que há, no Brasil, 9,6 milhões de crianças na faixa de dois anos a menores de cinco anos. Vale salientar que este grupo é imunizado com duas meias doses da vacina, sendo a segunda aplicação 21 dias após a primeira.






Postado por Cláudia 

Painel Dia das Mães - Turmas da Mônica e Chico Bento


UMA HOMENAGEM ÀS MÃES

Que ao dar a benção da vida,
entregou a sua...
Que ao lutar por seus filhos,
esqueceu-se de si mesma...
Que ao desejar o sucesso deles,
abandonou seus anseios...
Que ao vibrar com suas vitórias,
esqueceu seu mérito...
Que ao receber injustiças,
respondeu com seu amor...
E que ao relembrar o passado,
só tem um pedido:
Deus proteja meus filhos por toda a vida!!!








Dia das Mães - Alunos plantam flores para suas mães





















Celebração da Páscoa na EMASC - 1º turno










Todos Contra a Dengue