" PARA QUE AS CRIANÇAS DE HOJE VENHAM A SER ADULTOS AMANHÃ, PRECISAM DE ADULTOS QUE HOJE SE IMPORTEM COM ELAS."

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

MOSTRA CULTURAL

Painel da Biblioteca Mauricio de Sousa em comemoração aos seus 10 anos de criação


 

Carlos Jorge na EMASC

O autor de histórias infantis Carlos Jorge aceitou gentilmente  em 2008 um convite da Prof. Sandra para participar do seu projeto "A Linha Assanhada", baseado no livro homônimo do autor. As fotos abaixo mostram Carlos Jorge na Biblioteca Mauricio de Sousa com os alunos da EMASC.











A Biblioteca Mauricio de Sousa



Biblioteca Mauricio de Sousa / Julho de 2000
 
 


Histórico da Biblioteca

No ano de 98, a EMASC passa a contar com dois profissionais de Biblioteca, dando início ao Programa de Revitalização das Bibliotecas Escolares da RME/96. Até então, o espaço físico destinado à Biblioteca era utilizado como sala de multimeios. Em 1999 o espaço passa por uma reformulação geral (mobiliário, descentralização dos materiais das oficinas ministradas nesta sala,seleção e organização dos livros de literatura infantil adquiridos para a oficina de Português) e, em julho de 2000, contando com este acervo e novas aquisições realizadas com a iniciativa da Direção da escola, é inaugurada nestas instalações, a Biblioteca Mauricio de Sousa cujo patrono foi eleito de forma democrática e direta pelos então alunos, de ambos os turnos. O espaço, agora com nova cara, propicia aos alunos um comportamento positivo com relação à leitura, oferece às crianças e seus familiares oportunidade de contato com o livro ampliando suas capacidades estéticas, de pensamento, expressão, comunicação, de interação social, além de atitudes éticas. Assume seu caráter pedagógico, auxiliando no processo de construção da identidade e autonomia das crianças, colaborando para a apropriação da aprendizagem das competências linguísticas básicas (falar, escutar, ler e escrever), utiliza as fontes de informação como entretenimento, oferece abundante diversidade textual, mobiliza recursos para garantir que nossas crianças tenham acesso ao conhecimento proporcionando-lhes, assim, inserção social e realização como ser humano, além de promover experiências criativas de uso da informação.
Já no ano de 2004, nossa clientela passa a exigir um melhor entendimento do complexo ambiente informacional da sociedade contemporânea. Adquire-se, nesta época, o primeiro computador, atendendo à demanda da comunidade. Entretanto, a sociedade atual, caracterizada por uma abundância informacional, exige que os indivíduos desenvolvam habilidades específicas para lidar com a informação, principalmente, com a tecnologia da informação, isto é, com computadores e redes eletrônicas. Visando o atendimento a estes requisitos, anseios de nossa clientela e contando com o Programa de Inclusão Digital promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, a Biblioteca conta agora com acesso à Internet. Abre-se, nesse mesmo período, o atendimento à comunidade escolar (empréstimos de livros aos familiares de nossos alunos, consultas à Internet,etc.). Atitude louvável, que contou e conta, com uma significativa participação da comunidade, por promover um bom relacionamento entre pais e escola. Assim, a Biblioteca Mauricio de Sousa prossegue, procurando atualizar-se sempre, a fim de prestar serviços com maior qualidade, participando do esforço de preparar o
cidadão do século XXI.


Biblioteca Mauricio de Sousa/ Julho de 2010



















OBS: A data da câmera não está corretamente configurada


Texto postado por Cláudia